Aprendizagem Criativa: Como o MIT Media Lab aprende, e como podemos aprender também

 In Aprendizagem Criativa

No MIT Media Lab, laboratório de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, estão em desenvolvimento novas tecnologias e estratégias para cultivar a Aprendizagem Criativa. O termo (Creative Learning) foi cunhado Mitchel Resnick, diretor do grupo de pesquisa em aprendizagem Lifelong KindergartenJardim de Infância Para Vida Toda, que propõe exatamente  mantermos ao longo da vida uma aprendizagem no formato do jardim de infância: ‘mão na massa’. 

Criar: trazer (algo) à existência.

O trabalho do Lifelong Kindergarten baseia-se na teoria construcionista de aprendizagem de Seymour Papert (co-fundador do Media Lab).  Papert defendia que as pessoas constroem conhecimento com mais eficácia quando estão ativamente engajadas na construção de coisas no mundo. 

Os 4Ps da Aprendizagem Criativa

A Aprendizagem Criativa pode ser sintetizada em quatro princípios orientadores:

Projetos: aprendemos melhor quando estamos trabalhando ativamente em projetos – gerando novas ideias, projetando protótipos, fazendo melhorias e criando produtos finais.

Pares: A aprendizagem floresce como uma atividade social, com as pessoas compartilhando ideias, colaborando em projetos e construindo o trabalho um do outro.

Paixão: Quando nos concentramos em coisas que nos preocupamos, trabalhamos mais e mais, persistimos diante dos desafios, e aprendemos mais no processo.

Pensar Brincando: A aprendizagem envolve experimentação brincalhona – tentando coisas novas, mexendo com materiais, testando limites, assumindo riscos, iterando de novo e de novo.

Resnick defende a importância de desenvolvermos nossa capacidade de pensar e agir de forma criativa. Muito do que aprendemos hoje será obsoleto amanhã. “Devemos aprender a imaginar criativamente, raciocinar sistematicamente, trabalhar de forma colaborativa e aprender continuamente. Isso é verdade não apenas para indivíduos, mas para empresas, comunidades e até nações como um todo.”

O MIT Media Lab aplica esses princípios em seu próprio trabalho dentro do laboratório de mídia, provocando criatividade e inovação em sua pesquisa. 

Quer saber mais? O MIT Media Lab oferece o curso Aprendendo Aprendizagem Criativa, online e gratuito.

Posts Recomendados

Deixe um Comentário