O SOBRADINHO

Quando ousamos resignificar um antigo sobrado na Lapa em um Centro de Artes, Mídia & Tecnologia.

R

ua da Lapa, número 145, sobrado. Lapa, Rio de Janeiro. Do final de 2014 ao início de 2016 esse endereço foi a base da Poliphonia. No sobradinho, como ficou carinhosamente conhecido, iniciamos o desenvolvimento de um Centro de Artes, Mídia & Tecnologia.

Com a proposta de funcionar como um espaço colaborativo, um hub criativo  reunindo profissionais de diversas áreas, o sobrado logo tornou-se o ponto de encontro de grupos diversos que tinham em comum pensar criativamente e coletivamente a cidade.  

O espaço aconchegante, mas com uma estrutura repleta de desafios, exigia reparos. Iniciamos oficialmente as atividades com a REFORMA, uma festa com propósito de financiamento coletivo do projeto de arquitetura para o espaço. Com discotecagem de BNegão, DJ Vivi Reis e show da banda Tree iniciamos com uma noite de sucesso. 

11218185_855996561144734_726260576169028067_o
Jazz do Sobrado com Guga Pellicciotti

Na sequência Overground, um festival de cultura urbana, promoveu noites recebendo nomes do underground carioca como Zé Felipe, Fellapi, Sex Noise, Astro Venga, Ladrão, Gran Mostarda.

As segundas eram dos ensaios abertos da Fábrica Nômade Sonora, que fez residência no espaço. Nas sextas recebíamos o baterista Guga Pellicciotti para as noites de Jazz do Sobrado.

Nosso desejo em desenvolver um cine clube encontrou no coletivo Ser Hurbano um parceiro e juntos co fundamos o Clube Vertigem. Produzimos juntos uma série de edições que consolidaram o sucesso do cine clube.

Foram inúmeros encontros, reuniões, festas que deixaram saudade.  

Os desafios estruturais para a implementação do projeto nos levaram a reavaliar sua viabilidade naquele momento. Entendemos que um Centro de Artes, Mídia & Tecnologia é o estágio avançado de um espiral de aprendizagem que começa com um modelo mais enxuto. Uma pausa era necessária. Adotamos a metodologia lean startup, focando no digital, no design, na inovação. Desse aprendizado evoluímos para o Poliphonia Media Lab, um laboratório de pesquisa & desenvolvimento em Artes, Mídia e Tecnologia. Mas esse é um próximo capítulo.

Poliphonia é uma empresa de Produção, Design & Inovação.

Criamos impacto positivo desenvolvendo e viabilizando projetos inovadores.