OPEN MUSIC INITIATIVE

Como Human-Centered Design, Blockchains & Machine Learning estão revolucionando a Indústria da Música

A

Open Music Initiative é uma iniciativa do Berklee ICE, Instituto de Empreendedorismo Criativo da Berklee College of Music, em colaboração com a IDEO e MIT Media Lab. Reúne universidades, empresas de tecnologia, gravadoras e artistas para o desenvolvimento de um novo sistema de atribuição musical utilizando tecnologias emergentes.  

Novas tecnologias, como blockchain e machine learning, podem ser aplicadas para simplificar radicalmente a forma como os detentores de direitos autorais podem ser identificados e compensados resultando em modelos de negócios sustentáveis para artistas, empreendedores e negócios musicais.

Em 2017, Poliphonia participou do Summer Lab desenvolvido pela Open Music. O Lab reuniu desenvolvedores, produtores, artistas visuais, músicos de todo mundo trabalhando sob supervisão da IDEO, empresa global de design & inovação. Durante 2 meses, 20 integrantes divididos em 4 grupos desenvolveram, através do Design Centrado no Humano, soluções para os seguintes desafios:

  • Catalogar, atribuir e distribuir mixagens de DJ ao vivo
  • Comercializando mixtapes construidos a partir de material original e catálogos
  • Compensando músicos para trabalhos visuais usando suas músicas como dados
  • Identificando indivíduos por suas contribuições para faixas únicas em novos trabalhos

 

OMI demo, IDEO. Por Tiffany Knight

O Summer Lab se concentrou no design de protótipos que ilustram como a interoperabilidade entre sistemas na indústria da música, usando tecnologia blockchain, podem abrir novas possibilidades para criadores de música e consumidores de música, enquanto abre oportunidades para comercialização e monetização de trabalhos criativos.

No final do Summer Lab, as equipes foram apresentadas a um grupo de profissionais líderes da indústria e outros grandes atores da indústria da música. As seguintes soluções foram desenvolvidas:

  • DEEPDIVE: uma plataforma organizada onde os fãs podem ver toda a identidade de um artista e compartilhe o significado por trás da música.
  • LÜM: Um novo serviço que permite momentos emocionais únicos em uma performance ao vivo para ser capturado e analisado por artistas e empresas envolvidas na indústria da música.
  • ECHOWE: Um marketplace samples onde os detentores de direitos autorais podem definir a intenção de seus música para que possa agir por conta própria como se estivesse vivo.
  • FIBER: um media player que conta a história holística de uma música, trazendo-a à vida em virtual realidade.

Poliphonia, representada por seu fundador Luis Claudio Arcos, esteve diretamente envolvida no desenvolvimento de EchoWe. Seguimos conectados com integrantes em Cambridge e Londres pesquisando & desenvolvendo as tecnologias necessárias para implementação.

A possibilidade ímpar de uma imersão com a IDEO, referência internacional do Design & Inovação amplificou nosso entusiasmo em trabalhar com o  Design Centrado no Humano. 

Poliphonia é uma empresa de Produção, Design & Inovação.

Criamos impacto positivo desenvolvendo e viabilizando projetos inovadores.